Vou falar de um assunto delicado e problemático: convivência in game.
Há anos que vejo isso, em alguns jogos é até normal, mas em um jogo como o Squad, onde muitas vezes nossas ações dependem das ações de outras pessoas, não podemos deixar de agir sempre com educação.
Vejo que há casos onde simplesmente o cara digita no chat: "o fulano, deixa de ser burro, tá fazendo o que aí?". Por qual motivo o cara não escreve simplesmente: "o fulano, vamos pra bandeira?". Ou "vamos recuar", ou "qual seu objetivo?"...
A primeira coisa é procurar afetar pessoalmente o colega de time... normalmente, de cara, o jogador já chega chamando de imbecil, burro, doente, retardado etc etc etc.
A administração agirá contra as infrações, mas a grande fatia de players não faz parte da administração. A maioria são os jogadores comuns, são eles que ditam a moda no dia a dia. Se um player novo chega no jogo e já entra causando, xingando aleatoriamente, falando um monte de besteiras etc, ao se ver sozinho nesta jornada ridícula, ele se sentirá alienado e mudará. Mas se ele tiver "apoio" de players experientes, esta ideia será o conceito padrão do servidor.
Acho que não precisamos (nós, admins) ficar banindo players mal educados a todo momento (será feito se necessário), mas neste sentido eu acredito que com a ajuda dos jogadores será possível implantar uma cultura de respeito nos servidores, mesmo que seja o mínimo possível.
Neste final de semana, um player (do qual nem me lembro do nick, tamanha a sua insignificância) xingou meu squad porque na opinião dele nosso medico não o ajudou, porque na opinião dele nós não estávamos no lugar certo etc. Não importa o motivo, mas um xingamento nunca será didático pra ninguém... a única coisa que se pode aprender com isso é revidar o xingamento.
Eu poderia ter simplesmente kickado o cara, mas isso tornaria assumido o fato de que eu me ofendi e não estava fazendo o correto. Preferi assumir a postura de continuar fazendo o que estávamos fazendo (indo destruir uma fob) e avisar que o cara estava falando besteiras. Ao ser desprezado, me parece que ele se silenciou.
Mas em uma situação como estas, aos mais experientes do jogo, vamos demonstrar a postura de respeito, perguntar com educação, solicitar ajuda, transmitir conhecimento, propagar o teamwork, educar quem deseja.
Àqueles que não "querem" receber ajuda, o desprezo mostrará que eles estão errados. Neste caso, precisamos apenas de paciência.
Falando em paciência, sempre que há um ingresso grande de novatos, tudo o que fizemos há meses referente ao ensino, educação e ajuda precisam ser feitos novamente do zero... e aí, voltamos à paciência....